Regulamentação
Termos de prestação de serviços de atendimento clínico psicológico.
As sessões de terapia presencial em consultório ou online seguem as normas determinadas pelo Conselho Federal de Psicologia e pelo Conselho Regional de Psicologia do Estado de São Paulo.
Profissional autorizada pela Plataforma e-PSI para atendimento online, de acordo com os Conselhos Federal e Regional de Psicologia.
Os atendimentos presenciais e online seguem todas as orientações dos órgãos reguladores da profissão.
Os atendimentos são prestados utilizando princípios, conhecimentos e técnicas reconhecidamente fundamentados na ciência psicológica, na ética e na legislação profissional em vigor.
A terapia online é realizada individualmente e exclusivamente na modalidade vídeo chamada síncrona, considerada a que mais se aproxima do atendimento presencial, pois possibilita o contato visual com a pessoa durante toda a sessão, permitindo assim uma melhor percepção emocional e das reações do paciente no decorrer da consulta.
É indicada para crianças, jovens e adultos que tenham condições de interagir por meio de recursos de vídeo chamada online, por celular, tablet ou computador pessoal com câmera de vídeo.
As ferramentas utilizadas para prestar os atendimentos à distância (terapia online) são escolhidas baseadas em critérios que garantam as condições apropriadas ao sigilo e à privacidade do paciente. As sessões devem sempre acontecer em ambiente reservado, sem interferência externa e não são gravadas.
Os prontuários são arquivados em papel ou meio digital off-line, orientada por normas de segurança da informação, mantidos em segurança pela terapeuta pelo período que determina a legislação, em caso de exigência pelos órgãos competentes ou determinação legal.
O cliente é informado e orientado de todo o processo antes da realização das sessões e a terapia somente ocorre com a aceitação destes termos por parte do mesmo.
Referências